terça-feira, 26 de junho de 2012

POLÊMICA! MULHERES PRECISAM DE AUXILIO NO PARTO E NÃO TÊM

Casa ou hospital?

Mulheres defendem o direito de parir em casa, enquanto médicos alertam para os riscos de morte por complicações
Da redação
redacao@folhauniversal.com.br


Milhares de mulheres tomaram as ruas, nos últimos dias 16 e 17, em ao menos 21 cidades brasileiras, incluindo as capitais e o Distrito Federal, para protestar a favor do direito de escolher a posição e o local do próprio parto: em casa ou no hospital. Com o slogan "Não pedimos o seu conselho! Vamos parir onde quisermos com a ajuda de quem escolhemos", a Marcha do Parto em Casa surgiu após o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) fazer uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) contra o obstetra Jorge Francisco Kuhn, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que defende o parto domiciliar para grávidas de baixíssimo risco. O interesse no assunto é tanto que, na internet, um vídeo que compilou 14 minutos de um parto domiciliar que durou cerca de 9 horas já foi visto por mais de 2,5 milhões de pessoas.

"O objetivo da marcha é fazer com que a mulher tenha o direito de tomar decisões sobre o próprio parto. A principal defesa é chamar a atenção para a importância da humanização do nascimento, considerando a mulher como protagonista desse processo", diz Ingrid Oliveira Lotfi, fundadora do movimento Parto do Princípio e uma das porta-vozes da marcha. Segundo ela, estima-se que cerca de 5 mil mulheres tenham ido às ruas. O movimento também defende melhorias na assistência neonatal e denuncia os altos índices de cesarianas no País. "Hoje, a mulher segue apenas as recomendações médicas, sem dizer quais são os seus desejos. Os nascimentos entraram num processo de linha de produção", completa.

Fonte: folha universal (IURD)

CRIMES CONTRA IDOSO EM TODO O MUNDO

7 crimes contra idosos

Maus-tratos a pessoas com mais de 60 anos crescem à medida que a população brasileira envelhece
Da redação | Arte: Eder Santos
redacao@folhauniversal.com.br

Junho poderia ser um mês de comemorações para quem tem mais de 60 anos. O Conselho Nacional do Direito do Idoso (CNDI), órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos, completou uma década de existência e trabalhos em prol dessa faixa etária. E, no último dia 15, celebrou-se o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso. Mas, a despeito de debates entre políticos, lembretes e propagandas de associações ligadas ao tema, realidade e dados provam que ainda há muito a ser feito pelos brasileiros com 60 anos ou mais.

O problema começa pelos direitos mais básicos, assegurados pelo Estatuto do Idoso. Quem sabe que, como diz a Lei 10.741, de 2003, é "dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso"? Não ajudar um senhor ou uma senhora, por exemplo, "quando possível fazê-
lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo", pode dar cadeia de 6 meses a 1 ano. A mesma pena serve para qualquer indivíduo que decidir, não importa o motivo ou a circunstância, "desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa".



Como explica Marília Berzins, assistente social e profissional da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, "a ofensa, muitas vezes, dói mais do que um tapa. O idoso se sente a mais inferior das pessoas". Para a especialista, a violência contra o idoso é muito menos física e muito mais psicológica e financeira. Não é à toa que são esses os principais motivos de ligações para o Disque 100 Idoso, canal de denúncia de crimes contra pessoas mais velhas. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, só no ano passado foram 44 mil denúncias no total.

Minas Gerais, que tem o seu próprio disque denúncia, bateu recorde de reclamações em janeiro: 104, média de mais de 3 por dia. Nenhum mês de 2011 atingiu esse patamar, engrossado pelos maus-tratos de familiares. No Amazonas, os números são ainda maiores, com 4 mil episódios só no ano passado (uma média mensal de 159).


Um dos mais recentes e simbólicos casos de violência, neste caso claramente física, passou-se na comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, em 22 de janeiro. Ivo Teles, de 70 anos, teria resistido à ordem dos policiais para desocupar sua casa e acabou espancado. Em coma por dois meses, faleceu em 9 de abril. Só agora, por ordem da Justiça paulista, terá o direito de ter o corpo exumado em Ilhéus (BA), sua cidade natal.

No Distrito Federal, um estudo mais detalhado, feito entre janeiro de 2008 e dezembro de 2011, apresenta conclusão ainda mais triste: 30% dos casos atendidos em seu Núcleo de Defesa do Idoso envolvem uma ou mais formas de violência. E quase sempre dentro de casa. No último dia 14, uma senhora de 94 anos apareceu no Hospital Regional de Planaltina, região metropolitana de Brasília, cheia de manchas roxas pelo corpo. Era maltratada pela neta.

Na Bahia, a situação foi ainda mais longe. Fernando Rafael Matos Freire Conceição, de 32 anos, professor de capoeira conhecido como "Porco Espinho", é o principal suspeito de assassinar a avó, Araci de Matos Freire, de 90 anos. Foi ela quem o criou. O rapaz nega o crime e disse tê-la encontrada morta, apesar de evidentes sinais de agressão.


"O agravante é que, muitas vezes, os idosos não reconhecem que foram vítimas de violência. É preciso acabar com essa cultura de maus-tratos. Como a violência parte, muitas vezes, dos próprios familiares, os idosos não querem atribuir a culpa a eles. Na hora de penalizar, eles defendem o familiar", lamenta a especialista Marília Berzins.

O Brasil não é o único no mundo a cometer tantos desrespeitos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 4% e 6% dos idosos em todo o mundo já foram vítimas de alguma violência. É como se, a cada 2 minutos, um idoso fosse desrespeitado em algum lugar do planeta. O assunto preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU). Na avaliação do secretário-geral Ban Ki-Moon, a questão é "um ataque inaceitável à dignidade e aos direitos humanos".


O aumento de casos de violência contra o idoso acontece justamente num momento em que também cresce a expectativa de vida no mundo. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que os cerca de 20 milhões com mais de 60 anos contados em 2010 pelo Censo saltem para quase 30 milhões em 2020. Em 2050, estima-se que um a cada quatro brasileiros serão idosos.

"A sociedade e o governo têm de perceber que o País vive um momento muito positivo. O nosso desafio é agregar qualidade de vida com envelhecimento ativo e saudável", pondera Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos.

Brasileiro está vivendo mais, aponta IBGE

O crescimento do número de idosos no Brasil avança a galope. De acordo com informações dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1960, o País tinha 3,3 milhões pessoas com 60 anos, o que representava 4,7% da população. Em números absolutos e percentualmente, o Brasil tem cada vez mais idosos. No início da década de 90 o crescimento era sensível, mas o Censo 2000 já registrou que 14,5 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais, ou seja, 8,5% da população. Em 2010, o número de idosos saltou para mais de 10% do povo brasileiro, com 20,5 milhões de representantes.


'Papel do Estado é crucial', diz deputado Vitor Paulo

Na véspera do Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, promoveu o debate "Quem maltrata o idoso não fere apenas o corpo, mas apaga toda sua história". Na ocasião, foi defendida a criação da Secretaria Nacional do Idoso. Coordenador da frente parlamentar, o deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) ressaltou que é "crucial" o papel do Estado para implementar políticas para os idosos e suas famílias. A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que a nova secretaria é um compromisso do Governo. "Estamos trabalhando para que os primeiros recursos fortaleçam os conselhos municipais do idoso", comentou.

O deputado Vitor Paulo lembra que ainda há muito o que fazer, principalmente com relação aos idosos de baixa renda. "As pessoas mais humildes não têm acesso a serviços públicos como saúde e transporte. E, quando têm, é um serviço de má qualidade", disse o par.lamentar. Ainda segundo ele, é preciso investir em ações que rompam o círculo vicioso da violência e conscientizar a sociedade. "Sou de uma geração que tratava os idosos com respeito. Isso se perdeu com o tempo. Sou favorável à inclusão na grade curricular das escolas do debate sobre a forma de respeitar e garantir os direitos dos idosos."

*Informações publicadas na monografia "A Violência contra o Idoso", da professora Nádia Dumara, do Curso de Especialização "Políticas de Gestão em Segurança Pública", da PUC-SP.

fonte: folha universal (iurd)

domingo, 17 de junho de 2012

INTERNACIONAL- ATAQUE CONTRA CRISTÃOS.


Justiça
Ataques contra igrejas e represálias deixam 34 mortos na Nigéria
Lagos, 17 jun (EFE).- Pelo menos 34 pessoas morreram neste domingo no norte da Nigéria como resultado dos atentados suicidas cometidos contra três igrejas cristãs no estado de Kaduna e os atos de represália cometidos após os ataques, confirmaram fontes de hospitais.
Dessas vítimas, 23 morreram nos atentados e 11 perderam a vida em ataques de jovens cristãos que saíram às ruas armados com facões e garrotes para se vingar, indicaram fontes de três hospitais citadas pelo jornal local 'Daily Trust'.
Além disso, mais de 150 pessoas ficaram feridas nas fortes explosões provocadas pelos terroristas suicidas, que detonaram veículos carregados com explosivos.
As explosões atingiram três igrejas: duas nos bairros de Wusasa e Sabon Gary, na cidade de Zaria; e uma terceira a cerca de 60 quilômetros, na cidade de Kaduna, capital do estado homônimo.
Aparentemente, duas igrejas mais foram atacadas no mesmo estado, informaram alguns meios de comunicação, mas as autoridades ainda não se pronunciaram sobre esses fatos.
Também não foram divulgados até agora dados de hospitais privados, o que leva a crer em um número de vítimas ainda mais elevado, destacou o 'Daily Trust'.
O governo de Kaduna decretou toque de recolher de 24 horas em todo o estado, cujo governador, Patrick Yakowa, deve fazer um discurso televisionado ao povo nas próximas horas, informou a agência de notícias oficial nigeriana 'NAN'.
Embora não se saiba ainda a causa das explosões, as suspeitas recaem sobre o grupo radical islamita Boko Haram, que cometeu nos últimos meses vários atentados contra templos cristãos na Nigéria.
O Boko Haram, nome que significa 'a educação não islâmica é pecado', assumiu a autoria dos atentados cometidos há uma semana contra duas igrejas, uma em Jos e outra em Bui, fatos que causaram pelo menos cinco mortes.
O movimento radical luta para impor a lei islâmica na Nigéria, de maioria muçulmana no norte e cristã no sul. Desde o início de sua campanha violenta em 2009, quando o fundador do grupo, Mohammed Yousef, morreu sob custódia policial, o Boko Haram matou cerca de 1,2 mil pessoas, a maioria em ataques no norte da Nigéria, segundo o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas nigerianas, Oluseyi Petinrin.
Com cerca de 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria - país mais populoso da África - sofre várias tensões por suas profundas divergências políticas, religiosas e territoriais.

Fonte: EFE.
Edição: 0007.026

terça-feira, 12 de junho de 2012

História de Goiana

História

Goiana é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se a uma latitude 07º33'38" sul e a uma longitude 35º00'09" oeste, estando sua Sede a uma altitude de 13 metros. Sua população estimada em 2009 era de 74.424 habitantes, a 19ª maior cidade em população de Pernambuco. Goiana localiza-se no norte do estado, perto da divisa com a Paraíba, a sessenta e cinco quilômetros de Recife e a cinqüenta e cinco de João Pessoa. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. E por seus prédios históricos e sua arquitetura, possui o apelido de "Milão Brasileira".[1] No ano de 2007 foi classificado pelo IBGE como um Centro de zona A.[2]

Cruzeiro do Carmo, criado em 1719
A história de Goiana está muito ligada aos engenhos da região. Os goianenses participaram ativamente da Batalha das Heroínas de Tejucopapo (1646), da Revolução Pernambucana (1817), da Confederação do Equador (1824) e da Revolução Goianense (1825). A vila operária de Goiana é considerada a primeira da América Latina.[3] Goiana foi elevada à categoria de vila em 15 de janeiro de 1685, ganhou foros de cidade em 5 de maio de 1840 e de sede de município em 3 de agosto de 1892. Seu primeiro prefeito foi o Dr. Belarmino Correia de Oliveira.[4]
A origem mais provável do nome Goyanna é que venha da palavra em tupi-guarani "Guyanna", que significa "terra de muitas águas". O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de "Gueena".[5] O mesmo documento, em 1606, registra-o com a grafia modificada para "Goyana" e, finalmente Goiana. O holandês Adolf de Varnhagen disse que Goiana é palavra de origem da língua tupi, que significa: gente estimada.[6] Outros filólogos divergem e dizem ter o significado de mistura ou parente e, ainda, Frei Vicente de Salvador, em 1627, definiu como sendo porto ou ancoradouro.[5]
Sabe-se que muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil, Goiana, assim como diversas outras localidades da América, já era habitada por indígenas. Inúmeros historiadores defendem seus estudos e com isso, daí, nasce uma diversidade de teorias.[7] Existem diversas teses sobre a origem da cidade de Goiana, das tais a mais aceita é a de que a cidade surgiu quando Diogo Dias ganhou e fundou o Engenho Recuzaém. A segunda tese é a de que em 1501 com a finalidade de explorar a costa brasileira expedições portuguesas já tinham aportado o litoral goianense em uma praia, hoje denominada Pontas de Pedra. Existindo ainda a terceira tese, a qual diz que a primeira povoação de Goiana esteve no Engenho Japumim, também fundado por Diogo Dias, segundo historiadores.[4]

O goianense André Vidal de Negreiros foi governador de Pernambuco e participou da Insurreição Pernambucana

[editar] Período colonial

A colonização jamais realizou os propósitos da empresa mercantil que impulsionou as navegações. Montada especificamente para a troca, ela operava sempre na pressuposição da existência de produção local, nas áreas com que mantinha a troca. O problema da colonização apresenta, assim, grandes dificuldades, uma vez que a estrutura econômica portuguesa não estava preparada para enfrentá-lo.[4] Nesse período, Goiana foi uma das principais produtoras de cana-de-açucar no estado de Pernambuco; o Rio Goiana, que corta a cidade, abrigava um importante porto, que escoava a produção do local.[8] Foi durante este período que Goiana foi, por diversas vezes, sede da capitania de Itamaracá, e permaneceu como segunda cidade mais importante do estado, até o fim deste período.[9]
A povoação foi elevada a freguesia em 1568 quando Diogo Dias, um cristão-novo de muitas posses, comprou de D. Jerônima de Albuquerque Sousa dez mil braças de terra próximas à atual cidade de Goiana, então Capitania de Itamaracá, estabelecendo um engenho fortificado no Vale do Rio Tracunhaém. Este colono foi alvo do ataque ao engenho Tracunhaém, em 1574, no qual índios potiguaras exterminaram toda a população do engenho. Este episódio provocou a extinção da capitania de Itamaracá e a criação da capitania da Paraíba.[4]
Em janeiro de 1640 defrontaram-se entre Goiana e a ilha de Itamaracá a esquadra de D. Fernando de Mascarenhas, conde da Torre, e a holandesa, comandada por Willen Corneliszoon, num combate que seria imortalizado em quatro gravuras de Frans Post.[4]

O "Abrigo dos Velhos", fica localizado no antigo Convento da Soledade, construído em 1755
No dia 24 de abril do ano de 1646, armadas com paus, pedras, panelas, pimenta e água fervente, as mulheres de Tejucopapo, atualmente distrito do município, venceram os holandeses que ameaçavam suas terras e famílias. Este evento é conhecido e retratado em filme denominado "Epopeia das Heroínas de Tejucupapo", que no último domingo de abril é recontada a história, através de uma encenação teatral ao ar livre no marco histórico pelo Clube das Mães, na zona rural do município. A encenação mostra a vida de mulheres que lutaram contra os invasores e contra o preconceito, atraindo cerca de cinco mil (5 mil) pessoas por ano.[4]

[editar] Período imperial

Após a independência de Portugal em 7 de setembro de 1822, que resultou no fim do "Brasil Colônia" (1500-1822), o Brasil torna-se uma monarquia constitucional, período denominado "Brasil Império" (1822-1889). D. Pedro I retorna a Portugal para assegurar que sua filha assumisse o trono português. Após um período regencial, D. Pedro II, aos catorze anos de idade, é coroado o segundo imperador do Brasil.[10]

Banda Curica, a banda mais antiga em atividade na América Latina
No ano de 1859, Dom Pedro II, imperador do Brasil, visitou a cidade de Goiana, chegou acompanhado por uma comitiva com quase quinhentos cavaleiros. Na véspera todos os preparativos foram realizados para receber o monarca. O que havia de melhor nos engenhos foi trazido para o sobrado onde ele se hospedou. Foram à cidade pessoas das regiões circunvizinhas, atraídas pela visita do imperador. Dom Pedro II conheceu as igrejas e encantou-se com a beleza do Cruzeiro do Carmo, no centro.[4]
Ele chegou a visitar também o hospital, as repartições públicas, as escolas e elogiou o avanço dos alunos no latim. Mais tarde, ainda participou de solenidade na Igreja da Matriz, onde escutou a Banda Saboeira à porta depois seguiu para o Bairro do Tanquinho para ver como era feito o abastecimento de água da cidade e considerou a situação do porto fluvial aproveitando para discutir melhoramentos.[4]

[editar] Abolição da Escravatura

A abolição em Goiana foi declarada no dia 25 de março de 1887. Em meio a escravos se rebelando e fazendo revoluções almejando o fim da escravidão pelo Brasil, acabou se criando em Goiana um clube abolicionista chamado O Terpsicore, que buscava levantar fundos para a libertação dos escravos. Havia também na cidade o Clube do Cupim, cujo objetivo era “roubar” escravos de seus senhores e enviá-los ao estado do Ceará, onde já não havia escravidão por lei.[4]
Em Goiana, a abolição foi declarada de maneira mais prática, pois deixaram a burocracia de lado. Basílio Machado, um sapateiro abolicionista, infiltrava-se nos engenhos pedindo para trabalhar. Ao ganhar a confiança do senhor do engenho, ele elaborava um plano para fugir com os escravos e escondê-los na olaria de José Pires Vergueiro que se encarregava de enviá-los para o Ceará. A campanha abolicionista em Goiana tinha o apoio da população em geral e foi um dos quartéis general na luta pela liberdade dos negros. A cidade acabou sendo a primeira a libertar seus escravos no estado mesmo com o enorme número de engenhos que possuía.[4] Enquanto em Goiana já havia a liberdade de escravos, a Lei Áurea era assinada no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, pela Princesa Isabel do Brasil e pelo Ministro da Agricultura da época Conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 13 de maio de 1888 ,extinguindo assim a escravidão no resto do Brasil. A Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II em viagem ao exterior.[4]

[editar] Período republicano


Antiga Vila Operária de Goiana em foto recente
Dom Pedro II foi deposto em 15 de novembro de 1889 por um golpe militar liderado pelo republicano Deodoro da Fonseca,[11] que se tornou o primeiro presidente de facto do país, através de ascensão militar. E permaneceu no cargo até o ano de 1891, quando assumiu a presidência o Marechal Floriano Peixoto, que foi considerado o consolidador da república.[12]
O primeiro ônibus de que se tem notícia no Brasil foi um veículo da marca francesa Panhard-Levassor, importado no ano 1900 pela Companhia de Transporte de Goiana,[13] que na época era a mais importante cidade de Pernambuco, depois da capital, Recife. Destinava-se o referido veículo ao transporte de passageiros entre Goiana e Recife pela histórica estrada de rodagem, hoje a BR-101.[14] No dia 23 de março de 1903, o veículo, com lotação de doze passageiros, fez sua primeira viagem, saindo do centro de Goiana e chegando até a cidade de Olinda, onde parava para o almoço. E seguiam da cidade de Olinda até o Recife levando mais uma hora para chegar ao destino. O ônibus não durou muito, pois uma viagem total, que teria setenta quilômetros, levava cerca de nove horas. E as viagens suburbanas custavam muito.[15]
O conjunto da Fiação de Tecidos Goiana - FITEG é composto da fábrica, da casa do proprietário e da vila operária, além de ser um importante marco da arquitetura do início do século XX, tem a peculiaridade de todas as edificações seguirem a mesma modulação: cada habitação representa um módulo, a que tanto a fábrica, quanto a casa do proprietário obedeceram, repetindo, no entanto, tantos módulos, quantos se fizeram necessários. As casas, estreitas, geminadas, com vão abrindo-se diretamente para os logradouros, são distribuídas em nove quadras, num total de 376 habitações.[livro 1] A fábrica foi fechada na década de 1980 depois de declarar a sua falência, deixando centenas de goianenses desempregados, e mesmo que foram discutidas medidas pelo governo, a fábrica realmente fez a declaração, demitindo, de pouco em pouco os trabalhadores..[16]
Nas últimas décadas do século XIX e início do XX, Goiana enfrentou graves problemas sociais advindos do desenvolvimento lento, desordenado, e com crescimento da periferia, dando assim origem a diversos bairros como a Nova Goiana e Flexeiras. No começo do século XX perdeu a posição de segunda cidade mais importante do estado de Pernambuco. O rápido crescimento voltou depois do anúncio do Pólo Farmacoquímico, o crescimento anual nos anos anteriores era de menos de 1% por ano (1996-2007), e agora está em quase 2% (2008-2009).[17]

[editar] História recente

No final da década de 1990, surgiram rumores de que Goiana receberia um aeroporto internacional, mas foram esquecidos pela população no início do século XXI.[18][19] No ano de 2000, assumiu o prefeito Edval Soares, que criou a feira livre do bairro de Flexeiras, melhorando assim o comércio nos subúrbios do município. No ano de 2004 assumiu a prefeitura o empresário Beto Gadelha, que oficializou a implantação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco no município de Goiana.[20] Ele teve o mandato cassado pelo TSE no ano de 2006, tendo então que ser feita novas eleições no município.[21] No então ano de 2006, assumiu a prefeitura, Henrique Fenelon, que foi reeleito no ano de 2008, sendo assim o primeiro prefeito reeleito da história de Goiana.[22] Na sua administração foi criado o Distrito Industrial de Goiana e a Novartis confirmou sua fábrica no Polo Farmacoquímico do estado.[23] A cidade ocupa atualmente a 52ª posição na lista das cidades mais violentas do país.[24]

[editar] Centro Histórico de Goiana


Prefeitura de Goiana
  • A Prefeitura de Goiana está localizada em um edifício histórico, situado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca (Rua Direita), principal avenida da cidade.
  • A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos está localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro Histórico de Goiana. Foi construída em estilo barroco no ano de 1835 e declarada Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938,[25] igual a maioria de seus edifícios e Igrejas da redondeza.
  • A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos está localizada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. É uma igreja em estilo barroco construída no século XVIII e declarada como Patrimônio Histórico Nacional, no ano de 1938.[25]
  • A Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos foi construída no século XVIII, com estilo barroco, estilo que era muito utilizado naquela época para construções de igrejas, está localizada na Praça da Bandeira. Nas suas dependências se encontra o Museu de Arte Sacra de Goiana e é considerada patrimônio histórico nacional.[25]
  • O Museu de Arte Sacra de Goiana encontra-se dentro das instalações da Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos. Com numerosas exposições de diferentes estilos, destacando o acervo de cerâmicas de Santos realizadas pelos artistas pernambucanos e as de Arte Sacra colecionadas entre os séculos XVII e XX.[25]
  • O Convento de Santo Alberto dos Carmelitas foi construído em estilo barroco no século XVII na atual Praça Frei Caneca.[25] Forma conjunto com a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e em seu interior encontramos uma importante coleção de imagens sacras dos séculos XVI e XVII.
  • A Igreja de Nossa Senhora do Carmo pertence ao convento de Santo Alberto dos Carmelitas e foi construída no século XVII, no mesmo século do Convento.[25]

[editar] Cronologia

1569 - Fundação da Freguesia de Goiana.
1974 - Acontece a Tragédia de Tracunhaém.
1625 - Nasce em Goiana, Manoel de Barros de Araújo.
1646 - Acontece a Batalha das Heroínas de Tejucopapo
1666 - Criado em Goiana o Convento das Carmelitas.
1680 - Morre em Goiana, André Vidal de Negreiros.
1685 - Acontece o Milagre da Febre Amarela, que assolou Goiana, Recife, Olinda, Itamaracá e Igarassu.
1745 - Nasce em Goiana, Correia Picanço.
1808 - É trazido de Portugal para o Brasil, por meio de um Goianense (Correia Picanço) o Ensino Médio.
1810 - Morre em Goiana, Arruda Camara, hoje nome de Parque Florestal em João Pessoa.
1820 - O médico Correia Picanço é nomeado de 1° Barão de Goiana.
1821 - Liberais de Goiana entram em conflito com Recife pela independência do Brasil.
1822 - É realizada por Correia Picanço a 1° operação cesariana do Brasil.
1835 - Nasce em Goiana, João Alfredo Correia de Oliveira, um dos maiores lutadores pela abolição da Esclavatura no país.
1848 - Nasce em Goiana a Sociedade Musical Curica, a banda mais antiga em atividade da América Latina.
1849 - Nasce em Goiana a Banda Saboeira.
1871 - Nasce em Goiana, João de Lyra Tavares.
1899 - É criada a Klabin, multinacional do ramo de papéis, que possui filial em Goiana.
1900 - É importado pela Compahia de Transportes de Goiana, o 1° ônibus do Brasil.
1914 - É eleito prefeito de Goiana, Manuel Borba, mais tarde governador de Pernambuco.
1933 - Nasce em Goiana, Zé do Carmo.
1998 - Surgem os tumores do aeroporto de Goiana, até hoje nada foi feito.
2006 - Anunciadas as obras da Hemobrás, em um novo Pólo Farmacoquimico e de Biotecnologia em Goiana.
2009 - Começam obras da Hemobrás.

HISTÓRIA DE ITAQUITINGA




Os primeiros habitantes do município se fixaram nas proximidades do riacho Caraú, afluente do rio Tracunhaém e iniciaram o povoamento.

Segundo a tradição popular, coube ao virtuosos padre Marinho a celebração da primeira missa na localidade que, de maneira fora do comum, utilizou como altar uma pedra sob uma frondosa gameleira.
Registrou históricos assinalam que a localidade, inicialmente, se chamou Areias, posteriormente, Areias de São Sebastião e, finalmente, em 1942, passou a ter a denominação de Itaquitinga.
Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Areias, pela lei municipal nº 129, de 27-09-1912, subordinado ao município de Goiana.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Areia figura no município de Goiana.
Assim permanecendo em divisão territorial datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pe.lo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Areias passou a denominar-se Itaquitinga.
Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Itaquitinga ex-Areias figura no município de Goiana.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itaquitinga, pela lei estadual nº 4962, de 20-12-1963, desmembrado de Goiana. Sede no antigo distrito de Itaquitinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-06-1964.
Em divisão territorial datada de 1-I-1980, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Areia passou a denominar-se Itaquitinga.
Gentílico: itaquitinguense

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Entrevista Com o Cantor e Compositor THALLES ROBERTO

Confira na entrevista concedida pelo cantor Thalles Roberto a Musical Gospel e fique sabendo das origens, o seu começo como cantor e de como o Senhor tem usado o talento por ELE outorgado ao Thalles para o louvor do nome Jesus.
1 – Fale um pouco sobre você? Quem é Thalles Roberto?
Sou Mineiro uai, nascido na cidade de Passos, interior de Minas Gerais, 32 anos,comecei a cantar com 5 anos de idade, a tocar violão com 11, sou um cara simples, intenso, feliz, verdadeiro, filho do Pastor Job Roberto e da dona Zilda, já estou na música profissional a muitos anos e tenho muita história pra contar! rs rs rs
2 – Como nasceu seu ministério?
Sempre amei cantar, me comunico muito bem através da música, e comecei a perceber que as pessoas me seguiam por isso, então sempre tive na minha mente uma frase – Vou usar o meu dom para atrair as pessoas pro bem, pra luz, pra Jesus!!!
3 – Conte-nos um testemunho.
Um que me marcou não tem muito tempo foi o de uma pessoa que após o culto no domingo de manha na lagoinha me disse! Hoje eu entreguei a minha vida pra Jesus, e você e um dos responsáveis por isso! Esse e o maior dos milagres, o da Salvação
4 – Há Quantos anos você canta para Jesus?
Cantava antes, Vivi 7 anos fora de Jesus, voltei com força total em 2009.
5 – Conte algo que aconteceu em um dos cultos que você foi convidado.
Engraçado, mais um dia fui ministrar numa igreja e o pastor no meio da ministração me pediu pra dar uma acalmada no povo porque a galeria estava quase caindo, isso porque o povo tava pulando demais!!!
6 – Fale um pouco sobre o último e o novo trabalho
Thalles Na Sala do Pai, novo, intenso, diferente de tudo que o publico gospel já viveu até hoje, isso não é soberba não viu gente!!! Vale a pena ouvir e ver o que Deus fez!
7 – Pra você qual a diferença entre Louvor e Adoração?
Eu louvo a Deus pelo que ele faz, pelo que fez e pelo que ainda fará, e o adoro por tudo que ele É!!!
8 – Como você vê a música evangélica Brasileira hoje se comparado a anos atrás?
Eu fiquei longe algum tempo e quando voltei encontrei tudo muito igual, tudo muito abençoado, mais igual, muita gente procurando a formula da música que estoura, o refrão certo, falando de Luta e vitoria e principalmente de restituição, acho que tínhamos que ser mais originais afinal temos a mente de Cristo!!!
9 – Quais foram suas influências musicais?
Meu pai e meus Irmãos
10 – Quais os planos para o Futuro?
Lançar meu cd, o meu DVD e viajar o mundo falando de Jesus, isso e a minha vida!!!
11 – O que você espera dessa Parceria com a Graça Music?
Espero muito, a Graça é o lugar que Deus quer que eu esteja eu orei pra que Deus abrisse a porta certa e fechasse a errada, ele abriu a porta da Graça, fechou uma outra porta q estava aberta, então tenho convicção que a Graça é a porta de Deus e espero muito da porta q Deus abriu!!!
Confira um vídeo do Thalles e seja abençoado(a):

 
Fone: 031 9242 3136 – MySpace: www.MySpace.com/thallesroberto

ASSEMBLÉIA DE DEUS-SEDE EM ABREU E LIMA

ASSEMBLÉIA DE DEUS TEM CRESCIDO COM FORÇA E GARRA DE DEUS, ELA VEM PREGANDO O SANTO EVANGÉLHO E TEM GANHADO ALMAS PARA O SENHOR....

Últimas Notícias de Shaolin um ano depois do acidente a esperanças de recuperação total

Um ano após acidente, Shaolin apresenta lenta melhora
Ainda não anda, nem se movimenta ou fala, mas a possibilidade de reconhecer os familiares é o que tem dado esperança aos parentes do humorista Shaolin, de 40 anos, de sua total recuperação. Nesta quarta-feira (18), completa um ano do acidente que deixou Francisco Josenilton Veloso em coma. De acordo com o cunhado e produtor do humorista, o período não foi fácil, mas a evolução do quadro clínico do artista, embora lenta e gradual, mostra que Shaolin tem respondido bem aos tratamentos.
"A evolução do quadro dele está dentro das expectativas médicas, tanto dos profissionais que o acompanham aqui, na Paraíba, quanto os que o atenderam em São Paulo. Desde o acidente pra cá, ele nunca teve piora, só melhoras", contou Ricardo. Shaolin se recupera em casa, em Campina Grande-PB. Na cidade, o humorista é acompanhado por uma equipe médica que envolve cerca de oito profissionais, entre neurologitas, neuropsicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, ortopedistas e nutricionistas. Só em São Paulo, foi submetido a quatro procedimentos cirúrgicos,
"Ele mantém um estado mínimo de consciência. Os médicos dizem que ele tem flashs de consciência, mas não se sabe exatamente com quanto tempo de duração. Apesar disso, foram feitos muitos testes e ele respondeu aos estímulos, mostrando que reconhece algumas pessoas e também já conseguiu apertar a mão da fisioterapeuta, entre outras coisas. Estamos confiantes, pois está tudo dentro do tempo previsto pelos médicos", afirmou Ricardo.
Os fãs também não abandonaram o humorista. De acordo com o produtor, ele ainda tem recebido vários emails e telefones de pessoas que torcem por sua recuperação. Nos planos de Ricardo, que tomou a frente da Shaolin Produções, está o lançamento de um documentário sobre o início da carreira do artista, que poderá ser lançado em abril de 2012.
“Estamos captando recursos e fazendo a limpeza do material, que está todo armazenado em VHS, então vai dar um trabalho. À princípio, o plano era de lançar em março, mas como estamos um pouco atrasados, pode ser que esse prazo se estenda um pouco. A ideia é relembrar o início da carreira dele, mostrando alguns programas locais que ele fez”, adiantou o produtor. O audiovisual deve se chamar Cócegas no Cérebro, em referência a um programa que o artista apresentou.

Notícias de Itaquitinga

Tejucupapo espera dias melhores
Outra parte dos habitantes vive da pesca e uma parcela menor de diárias pagas pelo serviço de corte de árvores das granjas que já foram compradas. Por fim, alguns habitantes conseguiram emprego nas obras do presídio de Itaquitinga, da Hemobrás e da ...
Desenvolvimento mais próximo
O curso está sendo realizado não apenas em Goiana, mas em outros doze municípios: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba. Quem está fazendo o curso sonha com a ...
UPE pode transferir principais cursos para a Cidade da Copa
Pernambuco tem três dessas parcerias: o acesso com pedágio à Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, o Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (complexo prisional na Mata Norte) ea própria Cidade da Copa, em São Lourenço.
Confimada terceira morte causada por Dengue em Pernambuco
Os municípios com maior incidência da enfermidade em Pernambuco são Afogados da Ingazeira, Altinho, Salgueiro, Jataúba, São José do Egito, Itaquitinga, Salgadinho, Macaparana, Primavera ea ilha de Fernando de Noronha. No entanto, as outras duas mortes ...
Líder de tráfico é preso trabalhando em obra de presídio em PE
A Polícia Civil de Pernambuco prendeu nesta terça-feira (15), em Itaquitinga (a 49 km de Recife), um homem suspeito de ser um dos líderes do tráfico de drogas na região de Abreu e Lima (a 20 km de Recife), Zona da Mata do Estado.
Sobe para três o número de mortes confirmadas por dengue em PE
Considerando o índice de dengue por grupo de 100 mil habitantes, os dez municípios com maior taxa de notificação em 2012 são: Afogados da Ingazeira, Arq. Fernando de Noronha, Altinho, Salgueiro, Jataúba, São José do Egito, Itaquitinga, Salgadinho, ...
Diario urbano
Outra vez, imagina-se, o sonho vá ser empurrado para a frente, porque o Presídio de Itaquitinga, mal abriu as portas, já está com a capacidade para lá de esgotada – mais de 3,5 mil detentos. Os hoteleiros, maiores interessados em ver essa clientela ...
Acusado de estuprar a filha em Itaquitinga é capturado na Paraíba
Uma parceria entre policiais civis e militares de Pernambuco e da Paraíba conseguiu prender na manhã desta quinta-feira (3) um homem acusado de estuprar a própria filha na cidade de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte. O homem estava foragido no ...
Pernambucano é preso na PB acusado de estuprar a filha de apenas ...
De acordo com informações da polícia, Edvaldo Soares da Silva, 38 anos, é natural de Itaquitinga (PE) e é acusado de aliciar a própria filha de 11 anos de idade, no mês de novembro de 2011. Edvaldo Soares tentava se esconder do crime na cidade de ...
Divas contra o preconceito
Ansiosas para ver o curta, comentam que se apresentaram em cidades próximas, como Condado, Itaquitinga ea praia de Ponta de Pedras. O preconceito contra os travestis (drag queens) numa cidade que vive do comércio e da cana, mas passa por crescimento ...
Estréia “Garotas Da Moda” de Tuca Siqueira
Ansiosas para ver o curta, comentam que se apresentaram em cidades próximas, como Condado, Itaquitinga ea praia de Ponta de Pedras. . O preconceito contra os travestis (drag queens) numa cidade que vive do comércio e da cana, mas passa por crescimento ...
Banda de travestis que se diz única no mundo inspira curta-metragem
Ansiosas para ver o curta, comentam que se apresentaram em cidades próximas, como Condado, Itaquitinga ea praia de Ponta de Pedras. O preconceito contra os travestis (drag queens) numa cidade que vive do comércio e da cana, mas passa por crescimento ...
PF faz ouvida coletiva de 18 suspeitos de fraudes em licitações
Participam desta ação 50 policiais federais, atuando nos municípios de Garanhuns, Lagoa do Carro, Araçoiaba, Itaquitinga, Itapissuma, Igarassu e Recife. A expectativa é de identificar outros participantes da fraude.Mais detalhes sobre a operação serão ...
PF faz ouvida coletiva de 18 suspeitos de fraudes em licitações
Participam desta ação 50 policiais federais, atuando nos municípios de Garanhuns, Lagoa do Carro, Araçoiaba, Itaquitinga, Itapissuma, Igarassu e Recife. A expectativa é de identificar outros participantes da fraude.Mais detalhes sobre a operação serão ...
Vereadora de Itaquitinga tem mandato cassado
A vereadora Viviane Dourado Borba (PSB) do município de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, teve o mandato cassado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com o órgão, a vereadora se desfilou do partido sem justa causa, ...
MPT-PE quer evitar prática discriminatória na seleção para obra da ...
... através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, em parceria com as prefeituras de Goiana, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba.
MPT realiza audiência pública sobre seleção de mão de obra para a Fiat
Para a audiência foram notificados a Fiat; o Sesi; o Senai; o Senac; os prefeitos de Goiana, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba; o governador Eduardo Campos; ...
Confirmado segundo caso de morte por dengue em Pernambuco
Considerando o índice de dengue por grupo de 100 mil habitantes, os dez municípios com maior taxa de notificação em 2012 são: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Jataúba, Itaquitinga, Fernando de Noronha, Condado, Carnaíba, Salgueiro, ...
Pernambuco confirma 1ª morte por dengue neste ano
Os dez municípios com maior taxa de notificação em 2012 são Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Jataúba, Condado, Carnaíba, Fernando de Noronha, Limoeiro, Salgueiro e Timbaúba, relatou a secretaria. Até agora, foram notificados 103 ...
Confirmada a primeira morte por dengue em Pernambuco este ano
Nenhum dos municípios com maior índice de dengue este ano está na Região Metropolitana do Recife. Eles são: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Carnaíba e Salgueiro, no Sertão; Jataúba e Limoeiro, no Agreste; Condado e Timbaúba, ...
PE: casos de dengue aumentam 75% em relação a 2011
As 10 cidades com os maiores índices de notificação são Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Jataúba, Condado, Carnaúba, Fernando de Noronha, Limoeiro, Salgueiro e Timbaúba. Até o momento, foram notificados 103 casos de dengue grave ...
Presos de Itamaracá devem mudar de endereço a partir de outubro, em PE