Casa ou hospital?
Mulheres defendem o direito de parir em casa, enquanto médicos alertam para os riscos de morte por complicaçõesredacao@folhauniversal.com.br
Milhares de mulheres tomaram as ruas, nos últimos dias 16 e 17, em ao menos 21 cidades brasileiras, incluindo as capitais e o Distrito Federal, para protestar a favor do direito de escolher a posição e o local do próprio parto: em casa ou no hospital. Com o slogan "Não pedimos o seu conselho! Vamos parir onde quisermos com a ajuda de quem escolhemos", a Marcha do Parto em Casa surgiu após o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) fazer uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) contra o obstetra Jorge Francisco Kuhn, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que defende o parto domiciliar para grávidas de baixíssimo risco. O interesse no assunto é tanto que, na internet, um vídeo que compilou 14 minutos de um parto domiciliar que durou cerca de 9 horas já foi visto por mais de 2,5 milhões de pessoas.
Fonte: folha universal (IURD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário